Saiba quais são as características do autismo

Autismo é um transtorno do desenvolvimento marcado pela inabilidade de interagir socialmente e dificuldade no domínio da fala (comunicação).

Cada vez mais a medicina tem avançado seus estudos quando o assunto é autismo, uma das discussões peculiares que podemos ressaltar é em relação as características do autismo que são presentes nas crianças.

Dentro do espectro podemos ter muitas características do autismo, que partem de alguns traços até dificuldades que trazem prejuízos em maior escala ao individuo com TEA.

Hoje o autismo tem base pelo DSM -5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), em um modelo que se apropria de dois critérios para se caracterizar o espectro:

– Déficits ininterruptos na comunicação social e interação social;

– Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamentos interesses e atividades.

As características do autismo mais comuns que podemos encontrar nos relatos dos pais, profissionais e em pesquisas são: dificuldade em interagir com os membros da família e pares (crianças da mesma idade), dificuldade na comunicação verbal (fala) e não verbal (gestos importantes para comunicação como apontar, triangulação do olhar para a pessoa e o objeto que deseja), dificuldade em olhar nos olhos ou atender pelo nome quando chamada, utilizar o outro como ferramenta (maneira disfuncional de obter o que deseja), comportamento repetitivo (estereotipias), brincar de maneira disfuncional (não com a função do brinquedo, mas focar a atenção em apenas um detalhe do mesmo ou manipula-lo de maneira inadequada).

Temos hoje alguns materiais que podem contribuir para uma avaliação comportamental das características do autismo, como a A Childhood Autism Rating Scale (CARS), que foi desenvolvida ao longo de anos e é especialmente eficaz na distinção de casos de autismo leve, moderado e grave.

É uma escala de 15 itens que auxilia na identificação de crianças com autismo e as distingue de crianças com prejuízos do desenvolvimento sem autismo. Sua importância consiste na diferenciação do autismo leve-moderado do grave. É breve e apropriada para uso em qualquer criança acima de 2 anos de idade.

Outra escala que auxilia esse processo de maneira detalhada em relação as  características do autismo, principalmente em pesquisa, é o Sistema Diagnóstico de Observação do Autismo (conhecido pela sigla ADOS – Autism Diagnostic Observation Schedule, em inglês). A ADOS é uma entrevista estruturada bastante completa e um método de observação para avaliar objetivamente a habilidade social, de comunicação e o comportamento de indivíduos com TEA, desde crianças sem linguagem até adultos capazes de comunicar-se relativamente bem. A ADOS é uma escala de observação comportamental, padronizada e semi-estruturada, para o diagnóstico do TEA e de alterações do desenvolvimento.
Os materiais e as atividades criam situações padrões, nas quais é possível observar a comunicação e os comportamentos relevantes para o diagnóstico. Fornece uma avaliação da situação atual e inclui um sistema de pontuação algorítmica para o diagnóstico.

O diagnostico em autismo pode ser dado apenas por um medico, porem tais materiais contribuem positivamente para uma avaliação das características do autismo que essa criança possa apresentar.

Para uma explicação mais completa acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=AXOdHF3MBNM

https://www.youtube.com/watch?v=uHJBsM2d8FU

https://youtu.be/glRRwTNPniI

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