Como brincar com a criança com autismo

Brincar é essencial para as crianças! As crianças com autismo precisam aprender a brincar e não usar os brinquedos somente como forma de auto estimulação, só para alinhar, desmontar ou explorar. Muitas vezes, a criança com autismo espalha os brinquedos e não usa com a função para a qual ele foi feita, como jogas os blocos ao invés de brincar de contruir, por exemplo.

Para que uma criança brinca?

Entende-se, na psicologia, que uma criança brinca para repetir situações que foram muito legais para ela, mas também para elaborar situações que foram traumáticas ou dolorosas.

Ela expressa seus conflitos pelas brincadeiras e, assim, o terapeuta te a oportunidade de remodelar a  ideia da criança e fazer com que reviva os fatos e internalize de outra maneira.

É uma forma direta da criança representar seu mundo interno. Quando a criança com autismo usa os brinquedos para fazer movimentos repetitivos, olhar brilhos e formas, sabemos que ela está apenas “alimentando” a necessidade de estereotipias ou interesses restritos e não adquirindo novos repertórios.

Brincar com a criança com autismo pode ser diferente. Elas apresentam Déficit na comunicação social – então é isso que precisamos ESTIMULAR!

Como fazer isso?

Comece brincando do que a criança gosta. Siga a liderança e a iniciativa dela nas brincadeiras. Mostre que você entende o que ela quer e que gosta da idéia que ela teve. Assim, você vai conseguir começar a brincar com a criança com autismo.

Dica: As atividades sensório-social são as preferidas – correr, esconder, jogar para cima, serra-serra, etc.

Depois que a relação de confiança se estabelecer e a criança entender que é super divertido brincar com você, comece a colocar idéias suas, jogos mais estruturados.

O segredo é: Brincar sem esquecer dos princípios que estão sendo trabalhados na terapia. Busque contato visual, reciprocidade, tenha como objetivo tirar sorriso da criança o tempo todo!

Veja dicas de como  brincar com a criança com autismo, aqui: https://youtu.be/KbHEBh9czFs

Ligue agora (11) 3061-9589

R. João Moura, 661 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05412-001

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08h - 20h | Sab: 08h - 15h

x

Fique por dentro de todas as novidades em nosso canal do
Youtube

Inscreva-se agora!
x

Cadastre-se e receba o Livro de forma
TOTALMENTE GRATUITA!