Transtorno Opositivo-Desafiador: O que é o TOD?

Muitas vezes nos deparamos com crianças impulsivas, desobedientes e frequentemente birrentas. Esses comportamentos opositivos temporários fazem parte do desenvolvimento das crianças em uma determinada faixa etária, no entanto devemos ficar atentos. No Transtorno Opositor Desafiador (TOD) o comportamento da criança vai além de uma simples birra. Lidamos com crianças que apresentam sintomas severos de desobediência, enfrentamento da figura de autoridade, comportamento hostil, que podem gerar prejuízos em várias áreas da vida, atrapalhando sobretudo o relacionamento familiar.

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD), é um transtorno classificado pelo DSM-V como integrante do grupo de transtornos de conduta, disruptivos e de controle de impulsos.

O TOD caracteriza-se por um padrão global de desobediência, comportamento hostil e desafio. A criança ou adolescente discute excessivamente com adultos, não se responsabiliza por sua má conduta, culpando fatores externos ou pessoas por seu comportamento agressivo e hostil, incomoda muito os demais inclusive seus pares, possui muita dificuldade em aceitar regras, e perde facilmente o controle quando as coisas não saem conforme planejou. São crianças ou adolescentes que não sabem lidar com a menor frustração.

Os sintomas iniciam-se antes dos 08 anos de idade e esta perturbação apresenta-se, em número significativo de casos, como um precursor do transtorno de conduta, forma mais grave de perturbação disruptiva do comportamento, sendo mais comum em meninos do que meninas antes da puberdade, ficando iguais após esse período.

O convívio com essas crianças ou adolescentes acaba ficando muito difícil , são crianças que argumentam a cada ordem, é sempre difícil convencê-los, mesmo que a lógica mostre que suas opções e escolhas estão claramente equivocadas .

Por conta do comportamentos hostis, desafiadores e agressivos, essas crianças costumam ser discriminadas, perdem amigos e oportunidades. Muitas vezes não são convidadas para festas e passeios inclusive no âmbito familiar.

Como podemos trabalhar a introdução de alimentos novos?

Não existe uma causa específica para este transtorno, mas acredita-se que fatores genéticos associados a desencadeadores domésticos podem estar associados. O TOD é mais comum em filhos de pais que apresentam transtornos de conduta, humor, personalidade anti-social ou uso abusivo de drogas, e também nos casos de separação dos pais e alienação parental, quando a criança vivencia situações e experiências negativas.

O que podemos fazer para ajudar uma criança ou adolescente com TOD.

Reforçe os comportamentos alternativos, elogie atitudes positivas que a criança tiver.

Explique claramente regras, e as conseqüências de seu não cumprimento (limites).

Proponha acordos em caso de atitudes assertivas.

Evite punições físicas (bater na criança reforçará comportamentos agressivos contra outros colegas na escola, por exemplo).

Quer mais dicas sobre o transtorno opositivo desafiador? Assista aos vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=QWXSwPtyB7o
https://www.youtube.com/watch?v=O9kBEtuOlSA
https://youtu.be/KdBUrBXynKk

Ligue agora (11) 3061-9589

R. João Moura, 661 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05412-001

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08h - 20h | Sab: 08h - 15h

x

Fique por dentro de todas as novidades em nosso canal do
Youtube

Inscreva-se agora!